LUTO EM MARÍLIA: MORRE O BISPO EMÉRITO OSVALDO GIUNTINI

 

A Diocese de Marília comunica com profundo pesar o falecimento — nesta segunda-feira (1º de dezembro de 2025) — de Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito de Marília, aos 89 anos. 

Histórico de vida e missão

Nascido em 24 de outubro de 1936, Dom Osvaldo estudou filosofia e teologia e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1963. 

Atuou como pároco em diversas cidades do interior paulista, e, após ter servido à diocese de Jundiaí, foi nomeado bispo auxiliar — e posteriormente coadjutor — da diocese de Marília. 

Em 9 de dezembro de 1992, assumiu como 3º bispo diocesano de Marília, permanecendo no cargo até 8 de maio de 2013, quando passou ao status de bispo emérito.

Legado de pastor e “Bispo Missionário”

Durante seu episcopado, Dom Osvaldo foi lembrado pela intensa dedicação pastoral: ele visitava com frequência as paróquias dos 37 municípios que compõem a diocese, muitas vezes utilizando ônibus ou trem para alcançar comunidades distantes — por isso ganhou o apelido de “Bispo Missionário”. 

Entre seus feitos, está a inauguração do novo prédio do Seminário Diocesano São Pio X, em 1996, bem como a promoção de uma revisão ampla da pastoral na diocese, fomentando a ação evangelizadora das comunidades. 

Últimos dias e falecimento

Dom Osvaldo havia sido internado em 13 de novembro de 2025 no Hospital Beneficente da Universidade de Marília (HBU), sendo transferido para a UTI em razão de complicações associadas a uma pneumonia. 

No início da tarde desta segunda-feira, a diocese anunciou sua morte. O falecimento provoca comoção nas comunidades onde atuou, e pedidos de oração por seu descanso eterno têm sido divulgados. 

Despedida e homenagens

O funeral ocorrerá na Catedral Basílica de São Bento Abade — sede histórica da diocese — com previsão de início na noite de hoje. A diocese ainda deve divulgar os detalhes completos do rito exequial. 

Fiéis, clero, seminaristas e membros da comunidade estão convidados a unir-se em oração e gratidão pela vida e missão de Dom Osvaldo — sua presença deixou marcas profundas na história da Igreja Católica em Marília e região.

ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO 

CURTA, COMPARTILHA E SE INSCREVA






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem