STF: MINISTRO FACHIN ASSUME A PRESIDÊNCIA

Ministro do STF Edson Fachin


O ministro Edson Fachin tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, assumindo um mandato de dois anos que vai até 2027. Ele também presidirá o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante esse período. 


A cerimônia, realizada na sede do STF em Brasília, contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara e do Senado, além de outras autoridades e cerca de mil convidados.


Fachin sucede o ministro Luís Roberto Barroso e terá como vice-presidente o ministro Alexandre de Moraes, que também foi empossado na mesma cerimônia. O rito da posse incluiu a leitura do termo de compromisso, assinatura do termo de posse e a tradicional troca de cadeiras no plenário do STF.


No discurso de posse, Fachin enfatizou a importância do diálogo entre os poderes e a defesa da Constituição, ressaltando que o país precisa de previsibilidade nas relações jurídicas e confiança entre os poderes. 


Ele também ressaltou prioridades como a defesa da austeridade, igualdade, combate à discriminação racial e proteção das terras e expressões culturais no Brasil. O ministro Luís Roberto Barroso, ao passar o comando, destacou que é uma bênção para o país ter Fachin à frente do STF num momento desafiador para a democracia.


A posse de Fachin marca o início de sua liderança na mais alta Corte do país e no Conselho Nacional de Justiça- CNJ, em um contexto de vigília da democracia e fortalecimento do Estado de Direito.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem